Como criar anúncios gráficos responsivos no Google Ads


Criar anúncios gráficos responsivos no Google Ads dá resultado? Antes de responder essa pergunta, vamos te contar o objetivo desse tipo de anúncio, como criar e então, o que esperar deles. 

O Google Ads, antigamente conhecido como Google Adwords, é o principal serviço de publicidade do Google, representando também sua principal fonte de receita, representando a média de 96% de todo o faturamento da empresa.

Lançada em 2000, através do Google Ads é possível às empresas criarem anúncios de pesquisa, de display, no YouTube, Gmail e Play Store. 

Você provavelmente já fez uma pesquisa no Google e encontrou alguns links em destaque no resultado que dizem “anúncio”. Você também já acessou um site e encontrou um banner de anúncio em algum local da página. Ou, ao assistir a um vídeo no YouTube, visualizou alguns anúncios antes ou durante os vídeos.

Bem-vindo ao universo de anúncios do Google! 

Mas hoje vamos focar apenas em anúncios de display, e responsivos! 


Afinal, o que são anúncios gráficos responsivos?

Anúncios responsivos se ajustam automaticamente à tela do dispositivo que o usuário está acessando, como um smartphone, tablet ou desktop, de diversos tamanhos.

O ajuste ocorre em termos de tamanho, aparência e formato. Dessa forma, um único anúncio responsivo pode aparecer  como um pequeno anúncio de texto em um lugar e um grande anúncio gráfico em outro.

A Rede de Display do Google tornou possível aos anunciantes criarem anúncios personalizados que atendem às suas necessidades, trazendo mais interações aos consumidores e aumentando seus resultados.

Hoje o Display do Google conta com mais de três milhões de parceiros de inventário em computadores e dispositivos móveis, em aplicativos ou na web.

E justamente por isso, testar com eficiência várias combinações de anúncios que trazem mais resultados tornou-se uma tarefa longa e desafiadora.


Como criar anúncios gráficos responsivos

Os anúncios gráficos responsivos são criados com base na tecnologia de aprendizado de máquina, também conhecido como machine learning.

Aprendizado de máquina ou machine learning é uma área da ciência da computação que permite automatizar respostas ao usuário a partir de inteligência artificial e big data. Dentro do Google Ads, isso ajuda você a veicular anúncios ideais para os clientes certos.

Para isso, basta inserir alguns recursos no seu anúncio, como títulos, descrições, imagens e logotipo da sua empresa. 

Então o sistema irá te ajudar a tomar decisões mais inteligentes, rápidas e impactantes ao mesmo tempo que irá permitir a personalização dos seus anúncios.

Veja alguns desses recursos disponíveis para criação de anúncios gráficos responsivos: 


Combinação de anúncios - aqui é possível combinar anúncios responsivos com anúncios inteligentes da Rede de Display;


Informações de recurso - Gere relatório de recursos para obter informações no nível do recurso;



Suporte - Suporte para vários recursos por tipo, como 1 título longo, até 5 títulos curtos, logotipos, descrições, 5 a 15 imagens, nome da empresa e URL do site;


Controle de formato - você pode optar por todos os formatos, formatos não nativos e formatos nativos;


Controle da cor - Escolha as cores principais e secundárias da sua marca.


Utilizar esses recursos permite que você crie uma mensagem adequada para os usuários certos em computadores, dispositivos móveis e aplicativos seguindo o passo a passo abaixo: 



Melhores práticas para criação de anúncio gráfico responsivo


Configuração da campanha e do grupo de anúncio

Configure seus anúncios gráficos responsivos através da interface do Google Ads, pela API ou pela ferramenta Editor. É importante disponibilizar o maior número de recursos em cada grupo de anúncios.

Práticas recomendadas para criativos

É necessário que você mantenha a qualidade e a quantidade de recursos usados. Utilize as diretrizes de recursos do Google para criar anúncios gráficos responsivos de alto desempenho.


Disponibilize o maior número possível de recursos

O Google recomenda adicionar todas as variações possíveis de cada recurso ao configurar um novo anúncio gráfico responsivo, além de recursos adicionais para que os anúncios responsivos existentes possam ter melhor desempenho.

Importante! Ao configurar um novo anúncio gráfico responsivo, inclua pelo menos 5 títulos. 5 imagens, 5 descrições curtas, 1 logotipo, 1 título longo e o nome da sua empresa para começar. 

Além disso, monitore o desempenho e o status dos anúncios a cada uma ou duas semanas, analisando o relatório de recursos.

Veja alguns exemplos de anúncios gráficos responsivos: 



Criar anúncios gráficos responsivos no Google Ads dá resultado?

Não só aumenta os lucros da sua empresa, como também traz mais rapidez em fazer anúncios, pois o Google cria milhares de combinações de anúncios diferentes para você em um período curto. Assim você não perde tempo criando vários anúncios diferentes.

Também traz mais eficiência, pois os algoritmos de machine learning do Google combinam diversos recursos em diversas versões para web e aplicativos, otimizando-os com foco no desempenho.

Logo, a lucratividade é inevitável. E que bom, né?! Isso porque com vários títulos, descrições e imagens, os anúncios responsivos geram um aumento de 10% nas conversões com o mesmo custo em comparação com um anúncio que tem somente uma opção de cada recurso.

De acordo com o Google, com os anúncios gráficos responsivos você aumenta em 50% as conversões do seu site. 

Uma vantagem e tanto! 

O que está esperando para começar a utilizar os anúncios gráficos responsivos do Google? 

Aqui na Alpes.One temos uma equipe especializada em anúncios na Rede de Display do Google e outros recursos da ferramenta para ajudar a sua empresa rumo ao topo! 

O Alpes Trends, além de fazer campanhas de anúncios que realmente convertem e aumentam a taxa de conversão do seu site (e o seu lucro), também oferece relatórios detalhados e análises automatizadas que ajudam na tomada de decisões para sempre buscar o melhor desempenho dos seus anúncios.

Leia também: Google Ads - Como montar uma campanha Omnichannel e fazer um lead ir até sua loja?



anúncios do google rede de display anúncios de display anúncios responsivos geração de leads campanhas google ads planejamento de mídia performance

19 May 2021

Compartilhar:

Anterior

Próxima