Como a performance de mídia pode gerar mais resultados através da inteligência de dados?

Case Renault

A necessidade de investir em transformação digital nos leva a desafios com foco em performance que vai além dos investimentos de mídia, unindo estratégia, técnica e criatividade na operação.

A mudança nos permite entender melhor nossas audiências, além de trazer mais transparência no detalhamento de custos, possibilitando ao cliente visualizar as divisões exatas do seu investimento em mídia.

Assim surgiu a VivaSix, uma empresa braço da agência DPZ&T. E nesse texto vamos falar sobre a parceria da VivaSix com a Renault, em 2018, que foi um grande sucesso.

Para ir além da comunicação, eles utilizaram a inteligência de dados para influenciar na produção dos carros de acordo com a necessidade dos consumidores. 

E foi assim, olhando cada vez mais para os dados e entendendo melhor o público, criou-se uma série de campanhas premiadas.

Uma delas foi a Caverna do Dragão, um dos maiores cases da história e mais recente, com mais de 77 milhões de visualizações.

Além do apelo nostálgico do comercial aliado à criatividade e planejamento de mídia, que rendeu o prêmio Grand Play na primeira edição do YouTube Works no Brasil, ainda foi possível aumentar em 22% a geração de leads no site da Renault.

E isso só foi possível ao criar visibilidade e engajamento, através de uma estratégia de uso adequado de formatos, canais, mensagem e segmentação.

Leia também: Como repensar o planejamento de mídia em cenário de crise

Veja o comercial abaixo:

 

Como lidar com o contexto dinâmico do mercado?

Diante da pandemia, e até após ela, a utilização de dados para tomada de decisão é, e será, mais necessária do que nunca. 

As decisões de comunicação precisam ser feitas em prazos menores, e somente a inteligência dos dados pode, em um contexto tão dinâmico, oferecer essa exatidão. 

E isso mudou a cultura das agências de publicidade marketing, principalmente o digital. Hoje, os dados são o argumento para trazer mais soluções para as empresas.

Dessa forma, a evolução no relacionamento entre agência e cliente precisa existir. Se há um ano, o mercado necessitava de um avanço ou uma invenção com muita agilidade, hoje essa resposta precisa ser 4 vezes mais ágil, considerando a urgência de transformações nos negócios.


4 passos para a Transformação Digital

Para ter negócios mais eficientes, com resultados expressivos, é preciso ter estratégias muito bem definidas aliadas à tecnologia, e isso pode ser definido em quatro pilares/passos:

1 - Transformação organizacional: transformar o negócio apenas adaptando para a mudança de hábito do seu cliente não funciona. Primeiro você tem que transformar a própria empresa e ter essa mentalidade digital em todos os setores.

2 - Dados como drive estratégico: Investir em pesquisa e gestão de dados para ajudar os seus clientes na tomada de decisão.

3 - Melhoria contínua: manutenção da excelência dos materiais criativos, sempre adaptando às respostas do que busca o consumidor.

4 - Influenciadores: eles possuem muito poder na criação das campanhas e isso tem se intensificado cada dia mais. Portanto, construa conversas mais eficientes com seu público.


E quais são os próximos passos?

A transformação digital tem um impacto importante também na mudança de cultura das agências. 

Hoje são os profissionais que procuram empresas que estejam liderando transformações importantes na indústria. Nessa esteira, atraímos novos talentos, criando um círculo positivo de crescimento dentro da empresa. 

Por isso, lembre-se: antes de propor reinventar o negócio do cliente, comece reinventando o seu.


Conte com a Alpes.One para transformar sua empresa

Aqui na Alpes.One, somos nativos digitais, especializados em preparar o seu negócio no cenário digital e conseguir os melhores resultados.

Veja nosso shopping de soluções próprias que ajudarão a impulsionar o seu negócio rumo ao topo, e entre em contato com a gente!

Referência:

ILHA, Paulo. Inteligência de dados: como a performance de mídia pode gerar campanhas mais eficientes. Novembro de 2020. Disponível em: <https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/futuro-do-marketing/gestao-e-cultura-organizacional/inteligencia-de-dados-como-a-performance-de-midia-pode-gerar-campanhas-mais-eficientes/>. Acesso em 27/07/2021.

Inteligência de dados performance digital mídia de performance estratégia de mídia marketing de dados estratégia baseada em dados data driven

04 Aug 2021

Compartilhar:

Anterior

Próxima