Como se tornar um especialista em Marketing Digital criando e avaliando métricas no Google?

O Marketing Digital é uma área de atuação bastante solicitada no mercado, principalmente agora em que o mundo inteiro exige maior maturidade digital tanto de usuários, quanto de empresas. E isso inclui também os funcionários.


Com tantas frentes de atuação, o Marketing Digital é considerado um universo do Marketing, que atua também no âmbito off-line, mas, muito além disso, possui diversas especialidades, desde Social Media, SEO, Design, conteúdo e publicidade on-line.


Hoje, vamos falar especificamente sobre a publicidade pelos olhos do próprio Marketing do Google e sua equipe de Media Lab, responsáveis por toda a estratégia da equipe em três passos.


Vamos entender quais produtos eles usam e em qual ordem com o objetivo de impulsionar a consciência de marca, geração de leads e vendas on-line e off-line. 


Vamos lá? 

Como se tornar um expert em publicidade digital em 3 passos


Para iniciar o seu processo de se tornar um expert em publicidade digital, você deve responder primeiro a duas perguntas essenciais que são também um guia para o sucesso do seu trabalho: 


Primeiro: Como você faz para gerar os melhores resultados possíveis com a sua publicidade digital? 


Segundo: Quais são os melhores produtos do Google Ads para você atingir as metas da sua empresa? 


Kevin Murakami, da equipe de Marketing do Google, ajuda a responder essas perguntas com práticas recomendadas para as metas de desempenho de suas publicidades.


Passo 1: Estabeleça metas com base em dados


Sempre estruture sua campanha de anúncios com base em metas claras. E isso quer dizer que você precisa pensar: 


1 - O que você quer alcançar com uma campanha publicitária? 

Essa pergunta vai responder sobre o seu objetivo de marketing, seja geração de leads, vendas on-line, vendas off-line e/ou crescimento em dispositivos móveis, para o caso de aplicativos.


2 - Qual a métrica você vai precisar melhorar para alcançar o objetivo de marketing? 


Esse costuma ser o indicador principal de desempenho (KPI).


3 - E qual seria o valor de um KPI de sucesso? 


Aqui, pense na meta da campanha. Geralmente o valor é determinado pelo ROI definido pela empresa com base no valor da vida útil do cliente.


Quais os tipos de metas de desempenho?


Esta estrutura abaixo é utilizada pela equipe de marketing do Google e ajuda a avaliar a eficácia e o custo-benefício das atividades de marketing:




 Como escolher uma meta de desempenho?


Algumas metas de campanha mais úteis são: 


  • Quantificável: os resultados podem ser mensurados de forma clara;


  • Incremental: Vai além do que conseguiríamos organicamente, sem gastos de mídia;


  • Comercialmente viável: Gera retorno positivo sobre o investimento.


No marketing do Google, eles utilizam como regra para campanhas de desempenho o valor da vida útil do cliente (CLV), que mede o valor de um cliente em um intervalo de tempo.


Quando o objetivo da campanha é aumentar as vendas ou a receita, são estabelecidas metas de:


Custo de aquisição (CPA) - que indica quanto sua empresa está disposta a pagar para conquistar clientes novos. Quando incluímos o CLV nessa métrica, ele se torna essencial para definir o CPA com o retorno financeiro adequado.


Retorno do investimento em publicidade (ROAS) - mostra a receita de retorno para cada real investido em publicidade nas suas campanhas.


Passo 2: Acompanhamento de conversões para liberar a automação


Uma conversão ocorre quando o cliente conclui uma ação valiosa que deve ser definida por você, de acordo com o que você deseja que o cliente faça, como uma compra, ou baixar um e-book, por exemplo).


O acompanhamento de conversões é essencial para mostrar se uma campanha consegue gerar os KPIs e as metas desejados, permitir calcular o ROAS ou o CPA da campanha para verificar se ela tem bom retorno e ajuda a economizar tempo e a melhorar a eficiência da sua campanha, liberando as estratégias de lances automáticos no Google Ads.


Veja aqui como configurar um acompanhamento de conversão.


Automação no Google Ads


O Google Ads utiliza algoritmos de inteligência de máquina (machine learning) para mostrar os anúncios certos para os clientes certos.


Dessa forma, após definir o acompanhamento de conversões, você pode implementar os lances automáticos para otimizar a sua campanha.



Abuse de criativos dinâmicos


Os criativos dinâmicos são utilizados para veicular anúncios relevantes e são uma excelente automação para utilizar após configurar o acompanhamento de conversões.


Os anúncios dinâmicos costumam ter melhor performance e geram mais receitas/vendas em relação ao gasto em publicidade, atuando junto à machine learning, eles conseguem atingir as pessoas certas trazendo mais resultados.

Exemplos de anúncios dinâmicos


Aqui na Alpes.One trabalhamos com anúncios dinâmicos e são os que geram mais resultados. Veja alguns exemplos de anúncios criados por nossa equipe de performance: 




Passo 3: Planejamento de mídia por canal


Também chamada de metodologia por hierarquia, essa estratégia aloca o orçamento para publicidade on-line em canais diferentes com base em sua eficiência.


Por exemplo, o canal com o melhor desempenho recebe todas as verbas possíveis até conquistar toda a demanda disponível dentro de metas de CPA e ROAS.


Assim, o canal se torna totalmente saturado e, então o segundo canal com o melhor desempenho passa a receber esses valores e assim sucessivamente, até que o CPA ou ROAS geral atinja a meta definida pelo CLV.


De acordo com Lili Papadimitriou, da equipe de marketing do Google, é sempre melhor segmentar listas de remarketing antes de qualquer coisa em todas as plataformas e ativar ferramentas de aumento de conversão para garantir a contabilidade adequada das vendas incrementais.


Por que usar hierarquias


Trabalhar com várias campanhas e produtos no Google Ads pode ser complicado pois, ao dar prioridade aos canais com melhor desempenho, o foco financeiro se mantém menor e a atuação com base em métricas continua. 


Além disso, a abordagem por hierarquia funciona igualmente para orçamentos grandes e pequenos e para campanhas globais ou locais.


A hierarquia de acordo com o objetivo de marketing


Dependendo do seu objetivo de marketing, pode usar a hierarquia da seguinte forma: 














Esperamos ajudar a se tornar um especialista de marketing digital em publicidade on-line.


Veja também: Como criar anúncios gráficos responsivos no Google Ads.


Referência: 


MURAKAMI, Kevin. Por dentro do marketing do Google: 3 passos para se tornar um especialista em marketing digital. Abril de 2021. Disponível em: <https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/futuro-do-marketing/transformacao-digital/guia-de-midia-de-marketing-digital/>. Acesso em: 21/07/2021.


TAGs: Campanhas Google Ads, especialista em mídia do Google, como ser especialista em marketing digital, mídia de performance, publicidade no Google



28 Jul 2021

Compartilhar:

Anterior

Próxima