Google aposta no Brasil para aproximar empresas e consumidores

O terceiro evento do Google For Brasil, reuniu pessoas com enorme potencial de impacto para o país, entre elas, representantes da mídia, parceiros e líderes globais do Google, além de pessoas que movimentam a economia e políticas públicas.

São pessoas que, assim como o Google, acreditam que a tecnologia pode mudar o mundo para melhor, levando em consideração que todos temos acesso a qualquer tipo de conhecimento na palma da mão.

De acordo com Fábio Coelho, Presidente do Google no Brasil, a missão do Google é organizar toda essa informação e torná-la útil e acessível em todo o mundo. 

Principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil, esse acesso universal é fundamental, ainda mais levando em consideração que são mais de 145 milhões de brasileiros conectados.

Além disso, o Brasil é o terceiro país em média de horas de consumo de internet através do celular e mais de 50% de todas as buscas on-line são feitas em dispositivos móveis.

Se você ainda não tinha certeza da importância do ambiente digital no Brasil, isso prova que a internet é cada vez mais fundamental para nosso crescimento e desenvolvimento. E não digo só pessoal, mas profissional e enquanto negócio também.

Dessa forma, o Google oferece algumas ferramentas e iniciativas que ajudam os brasileiros a terem mais acesso ao mundo digital, contribuindo também para que empresas sejam mais lucrativas e sustentáveis a partir da tecnologia. 

Listamos aqui algumas dessas iniciativas, vamos ver?


Wi-fi gratuito e de qualidade

Para ampliar o acesso à informação e ao conhecimento e continuar a estimular o desenvolvimento econômico do Brasil, o Google expandiu o Google Station.

Um projeto que oferece wi-fi gratuito, aberto e rápido em parceria com provedores de internet locais, em pontos como estações de trem, praças e áreas com grande circulação de pessoas. 

Através do Google Station, com internet veloz e com acesso gratuito e simples, o usuário pode assistir até a vídeos em alta definição sem interrupções.

Em 2019, o projeto contava com 80 pontos ativos em São Paulo, no Parque Ibirapuera, em 17 estações de trem da rede da CPTM, onde passam diariamente cerca de 12 milhões de pessoas. 


Ambiente digital para pequenos negócios

O Relatório de Impacto Econômico do Google mostra que, em 2018, as ferramentas de busca e publicidade do Google movimentaram R$41 bilhões na economia para mais de 60 mil empresas, publishers e organizações sem fins lucrativos no Brasil. 

Esse impacto fortalece a economia e estimula a criação de empregos, de grande e pequenos negócios.

Apesar das pequenas e microempresas (PMEs) serem a alma da economia brasileira, elas precisam estar online para crescer e gerar empregos em um país com 145 milhões de conectados, mas 40% delas ainda não têm presença digital.

Para mudar essa realidade, o Google oferece ferramentas gratuitas para ajudar as empresas a aumentarem sua presença digital.

Um exemplo é o Google Meu Negócio, uma ferramenta que permite que qualquer empresa tenha uma presença digital e cresça se conectando aos seus clientes, cadastrando a empresa e disponibilizando informações de locais, horário de funcionamento e muito mais.

Segundo Fábio Coelho, o objetivo é fortalecer ainda mais essa ferramenta, tornando possível que os consumidores sigam suas empresas preferidas e que as empresas possam oferecer ofertas especiais para quem se tornar um seguidor.

Em 2018, o número de empresas verificadas no Google Meu Negócio cresceu 50%.



Se a sua empresa é um varejo, essa é a ferramenta ideal para iniciar sua presença digital mesmo que não tenha como investir em anúncios para aumentar a visibilidade da sua empresa. 

Para empresas de varejo automotivo, a ferramenta se torna ainda mais essencial, e te contamos mais sobre isso nesse conteúdo: Dados do novo varejo automotivo segundo o Google.


Conectando e aproximando consumidores e empresas

O Google Shopping é uma ferramenta pensada para conectar empresas e consumidores, através de formas imersivas de descobrir e comparar produtos, desde a busca até a compra. 

Com uma experiência mais intuitiva, a plataforma já disponibiliza a navegação de compra  clicando diretamente na imagem dos produtos. Além disso, essa vitrine de produtos poderá ser personalizada de acordo com a experiência on-line de cada usuário. 

O objetivo com o Google Shopping é fortalecer o ecossistema através de parcerias com varejistas de todos os tamanhos e lugares do Brasil, além de organizar cada vez mais a experiência digital do usuário, ajudando em suas necessidades que já ultrapassam fronteiras on-line e off-line.


Inteligência Artificial

O Google frequentemente faz avanços para fortalecer não apenas empresas, mas também a medicina, transporte, tradução e diversas outras áreas. 

Para isso, a inteligência artificial é fundamental para resolver problemas que as pessoas enfrentam no dia a dia e o Brasil, além de usufruir dos benefícios que ela oferece, também contribui para pesquisa e desenvolvimento da IA.

O escritório do Google em Belo Horizonte já é um centro de referência na criação de aplicações de inteligência artificial para o Brasil e o mundo.

O aplicativo Hand Talk é um exemplo de utilização de inteligência artificial para impacto social que ficou entre os 20 vencedores do Desafio Google de Impacto em IA. 

Desenvolvido por três empreendedores alagoanos, ele usa a inteligência artificial para traduzir o português para a Língua Brasileira de Sinais, possibilitando a comunicação digital para deficientes auditivos com a ajuda de um avatar digital que se chama Hugo.

Além dessas iniciativas, muitas outras foram apresentadas no Google For Brasil que apostam no sucesso do país e democratizam o acesso a informação, garantem a privacidade e segurança on-line, treinam e capacitam profissionais em grande escala, desenvolvem tecnologia e fortalecem o ecossistema jornalístico, a cultura nacional, arte negócios e a diversidade e a inclusão.

Quer garantir sua presença digital para alcançar mais clientes? A Alpes.One oferece as melhores soluções para levar sua empresa rumo ao topo! 

Acesse nosso site e confira tudo o que podemos fazer pelo seu negócio.

Referência: 

COELHO, Fabio. O Google celebra o Brasil e aposta no país. Julho de 2019. Disponível em: <https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/futuro-do-marketing/novas-tecnologias/o-google-celebra-o-brasil-e-aposta-no-pais/>. Acesso em 03/08/2021.

Google For Brasil inteligência artificial Google investe no Brasil Google Meu Negócio Google Shopping soluções do Google para varejo on-line

11 Aug 2021

Compartilhar:

Anterior

Próxima