Soluções online e offline para resultados em estratégias omnichannel

Nos últimos anos, estamos bem digitais, né? Já falamos algumas vezes o quanto a pandemia influenciou no consumo dos usuários e como a utilização da internet para compras on-line foi importante nesse processo.

Agora, com a volta do comércio offline, o comportamento do usuário se modifica novamente, trazendo novos hábitos que integram o online e offline, uma vez que a evolução digital sofrida neste período não irá regredir. 

Dessa forma, soluções que aproveitam as vantagens de cada um desses universos para oferecer mais comodidade para os consumidores (e resultados mais efetivos para o seu negócio) estão ganhando cada vez mais espaço, e estratégias omnichannel são ideais para que o seu negócio esteja pronto para essa realidade de consumo online e offline.

Por isso, separamos 3 dicas do Google Academy que mostram os benefícios de utilizar estratégias omnichannel e como adaptar ao seu negócio.

Integrando estratégias online e offline

As novas demandas do consumidor neste momento em que aos poucos voltamos à normalidade, exige que empresas disponibilizem canais diretos, com experiências sem toque e soluções em um clique, já que ainda prezam pelo distanciamento social.


Clique e retire

Dessa forma, o “clique e retire” é um exemplo mais popular de integração de estratégias omnichannel que permite ao usuário, no momento da sua pesquisa, escolher produtos com mais calma e segurança dentro de casa, e retirar de forma rápida na loja física.

Leia também: Google Ads - Como montar uma campanha Omnichannel e fazer um lead ir até sua loja?

Veja abaixo o vídeo disponibilizado pelo Google sobre essas estratégias.

 

Experiências inesperadas

Sabe aquele prazer de encontrar algo que você não estava buscando? Nem estamos dizendo de objetos de compra, mas sim de experiências sensoriais que normalmente nos eram apresentadas em lojas físicas.

Essas experiências faltavam no online, e para construir narrativas que resgatem sensações como a descoberta de algo novo ou da necessidade do seu produto ou serviço, Samuel Moreschi, gerente de pesquisas e insights do Google recomenda que sejam utilizados canais imersivos.

Para isso, você pode utilizar tecnologia para integrar o universo online e offline, criando um terceiro lugar. Ferramentas de realidade aumentada, é um exemplo que mistura esses universos e traz ao consumidor a possibilidade de “experimentar” o produto. 

Além disso, oferecer canais para que o produto ou serviço seja levado até o consumidor, onde ele desejar. E vamos falar sobre isso a seguir.


Omnichannel para não esquecer do seu canal físico

Durante a pandemia, consumidores cruzaram a fronteira do digital, mas ainda assim, o seu canal físico é essencial para a conquista de um número abrangente de consumidores se ele for integrado com o online, criando estratégias omnichannel.

De acordo com uma pesquisa do Google, o comportamento de e-shoppers - compradores online, para compra de bens de consumo, como alimentos e produtos de higiene e limpeza, irá mudar após a pandemia, mas a diferença entre compras online e ir até a loja física só mostra como será necessário manter o caminho do meio oferecido pelo omnichannel em funcionamento.

Dessa forma, unir a conveniência das entregas em casa com o cuidado e o toque humano do ambiente físico é a solução para atender as demandas atuais do consumidor, online e offline, que tem a segurança como nova prioridade. 

Portanto, é importante investir em soluções, como uma plataforma que permite captar clientes certos através de canais omnichannel, é uma estratégia certeira para unir os espaços que são importantes para o consumidor.

Um exemplo de plataforma ideal para este tipo de estratégia é o Waze, aplicativo que promove soluções de mobilidade para motoristas.

Dessa forma, através de anúncios nativos na plataforma, é possível levar sua marca até usuários que passam próximo à sua loja, incentivando uma visita segura pelo espaço físico e integrando online e offline de forma eficiente.

Essa estratégia ganha mais potencial num momento de retomada, onde as pessoas voltam a sair de casa, mas ainda prezam pela segurança, de acordo com uma pesquisa do Google sobre como o brasileiro tem saído de casa neste momento.



Como vimos, o carro virou a opção de locomoção que oferece menos riscos em relação ao Coronavírus. Dessa forma, drive-ins e drive-thrus se tornam cada vez mais comuns, promovendo experiências físicas mais seguras. 

Consolidar várias compras numa mesma saída também é hábito cada vez mais comum para evitar contaminação. Por isso, colocar sua marca na rota dos motoristas é uma maneira eficiente de alcançar os consumidores que procuram a comodidade do online com a experiência sensorial do ambiente físico.

Para saber como criar anúncios no Waze, leia o conteúdo: Como definir a rota do seu negócio na pandemia através de anúncios no Waze?

Ou entre em contato com a gente. Aqui na Alpes.One oferecemos diversas soluções digitais que integram com suas estratégias omnichannel para trazer mais resultados para o seu negócio.

Além disso, o Alpes Trends oferece anúncios de alta performance em plataformas como o Waze, Facebook Ads e Google Ads, através de uma equipe especializada, preparada para levar a sua empresa rumo ao topo!

Referência

Combinando soluções online e offline: como obter resultados com uma estratégia omnichannel. Março, 2021. Disponível em: <https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/jornada-do-consumidor/combinando-solucoes-online-e-offline-como-obter-resultados-com-uma-estrategia-omnichannel/>. Acesso em: 31/09/2021

compras online compras presenciais waze anúncios no waze estratégias omnichannel experiência loja física

08 Sep 2021

Compartilhar:

Anterior

Próxima